Capítulo Nacional Eletivo

image

Nos dias 25, 26 e 27 de Março os irmãos da Ordem Franciscana Secular de Portugal foram convidados a participar no Capítulo Nacional da OFS. Os Capítulos Nacionais são um ponto de encontro, entre os irmãos, especialmente este capítulo, que decorreu após dois anos muito condicionados pelas restrições da pandemia. Sentia-se a alegria dos irmãos por poderem estar novamente juntos.

Este momento de encontro, oração, formação, avaliação da vida da fraternidade, eleição de novo conselho nacional realizou-se em Março de 2022. O Capítulo Geral da OFS previsto para Novembro de 2020 apenas se realizou em Outubro de 2021 e por este motivo o capítulo nacional não se pode realizar em novembro de 2021 como inicialmente estava previsto.

O tema do Capítulo Nacional Eletivo, "Vós sois todos irmãos" Mt. 23, 8, levou-nos a refletir sobre a importância da vida em fraternidade. Percorremos a história do povo de Deus e abordamos a Encíclica Papal "Fratelli Tutti". Com a ajuda do Fr. Isidro Lamelas, OFM e do Fr. Fernando Ventura, OFMCap vimos que ao longo da história da Salvação há muitos momentos em que o Homem não foi capaz de viver uma verdadeira fraternidade, mas, nos momentos em que a viveu, foi capaz de crescer como Homem e na sua relação com Deus.

Contámos com a presença do Ministro Geral, Ir. Tibor Kauser que nos presenteou com uma partilha sobre o Capítulo Geral da OFS. A audiência com o Papa Francisco foi, sem dúvida, o momento mais marcante e emotivo.

O Fr. Carlos Julve, TOR, foi o Assistente Espiritual da Conferência Geral de Assistentes, escolhido para o capítulo. Pela primeira vez contamos com um assistente TOR, na sua primeira intervenção lembrou-nos que o capítulo é uma bênção para a Ordem, um estado de graça.

Os trabalhos do Capítulo Eletivo Nacional decorreram com serenidade, foram trocadas ideias de como revitalizar as fraternidades. Sentiu-se a vontade de caminhar juntos numa Fraternidade Nacional capaz de chegar a cada um dos irmãos.

Que consigamos por em prática em cada uma das fraternidades as ideias que foram surgindo, sempre com a proteção de S. Francisco e S. Clara de Assis.

"Que o Senhor nos abençoe e nos guarde"


No Capítulo foi eleito o novo Conselho Nacional com a seguinte composição:
Ministro Rui Silva,
Vice Ministro Pedro Coelho,
Secretária Célia Vicente,
Tesoureira Piedade Ribeiro,
Responsável da Formação Luís Ramos,
Animadora Fraterna Jufra Ana Catarina Santos,
Animadora Vocacional Maria do Carmo Castela,
Conselheiro internacional Rui Silva e conselheiro internacional substituto Pedro Coelho