20 a 22 de Novembro de 2015

Capítulo Nacional da Ordem Franciscana Secular de Portugal

O Capítulo Nacional da Ordem Franciscana Secular de Portugal reuniu-se entre os dias 20 e 22 de novembro de 2015, em Fátima, presidido pela Ir.ª Maria Consuelo Nuñez, Vice-ministra Geral da OFS e pelo Fr. José António Cruz Duarte, OFM, Assistente Geral. Este Capítulo teve como tema: “Estou à porta e chamo” (Ap 3, 20).

Capítulo

Durante este tempo, foi aprovado o novo Estatuto Nacional da OFS e eleito o novo Conselho Executivo Nacional para o triénio 2015/2018:

CEN

Ministro Nacional e Conselheiro Internacional: Rui Jorge Silva
Vice-Ministro e Conselheiro Internacional substituto: Pedro Coelho
Secretária: Rosário Santos
Tesoureira: Rosa Araújo
Responsável da Formação: Carlos Miranda Ferreira
Conselheiros: Ana Catarina Santos e Ana Vale

Os irmãos do Conselho Executivo Nacional agradecem a presença de todos os irmãos presentes durante o Capítulo, bem como todas as palavras de apreço que foram chegando.

18 de Outubro de 2015

Capítulo Electivo em S. Tomé de Negrelos

No passado dia 18 de outubro, a Fraternidade de S. Tomé de Negrelos, da Ordem Franciscana Secular, realizou o seu Capítulo Eletivo.

Pelas quinze horas, as irmãs reuniram-se no Salão Paroquial de S. Tomé de Negrelos e, sob a presidência do irmão Vitorino Garcês, Ministro Regional do Norte, realizaram todos os procedimentos para a eleição do novo Conselho que irá orientar o funcionamento da Fraternidade no triénio 2015/2018.

Como testemunha da comunhão com a Primeira Ordem esteve também presente o Assistente Regional, Fr. Luís Leitão, OFMCap.

O Espírito Santo encheu o coração das irmãs que foram chamadas ao serviço da Fraternidade e o novo Conselho ficou constituído da seguinte forma:

Irmã Ministra – Margarida Celeste Nunes Machado
Irmã Vice-Ministra – Maria da Conceição Neiva
Secretária - Maria Adelaide da Costa Gonçalves
Tesoureira - Maria de Fátima Ferreira Valença
Mestre de Formação - Maria Ana Gomes da Silva
Primeira Vogal - Maria da Glória Ferreira Torres
Segunda Vogal - Maria de Fátima Ribeiro da Costa.

A todas as irmãs eleitas agradecemos a disponibilidade e desejamos bom trabalho, para que a Fraternidade prospere em Paz e Bem.

18 de Outubro de 2015

Profissões em S. Vicente da Beira - O «SIM» ao Convite de Cristo

Descoberta e estudada, com toda a seriedade, a Vocação ao «Franciscanismo» Secular, verificadas todas as condições espirituais e legais; feita a devida preparação, chega finalmente, o grande Dia da vossa Profissão, vamos responder SIM ao convite de Cristo.Neste dia, 18 de outubro de 2015, depois dos Ritos da vossa Profissão, passam a pertencer à grande Família Franciscana, passam a ser, oficialmente verdadeiros Franciscanos Seculares.

«A Profissão na Ordem Franciscana Secular», é ato religioso solene com a qual o Cristão, movido pela graça Divina, se consagra a Deus, prometendo guardar no meio do Mundo o Santo Evangelho. Além disso, a Profissão é uma graça Divina. Ao responder livre e amorosamente «Sim» ao convite do Senhor o mesmo Senhor dar-vos-á a luz, a força, a alegria para prosseguir um caminho que vos conduz a Cristo. Ao professar prometem observar e estudar a Santa Regra e com ela viverem o Evangelho, à maneira de São Francisco de Assis

E com a mesma Luz, força e alegria, a Ordem Franciscana Secular da Fraternidade de São Vicente da Beira, neste dia fica mais enriquecida com a Profissão das Irmãs: Filipa Candeias Pereira dos Santos, Filomena Rodrigues dos Santos Caio, Maria Amélia da Conceição e Maria Rita Barroso Marques. O Rito da Profissão ou Propósito de Vida Evangélica, realizou-se dentro da Missa, celebrada pelo Assistente Espiritual da Região Centro, Frei Daniel Teixeira. Também tivemos connosco a nossa Ministra Regional, Ana do Vale.

Irmã Maria do Carmo Ramos B Prata
Mestra de Formação

 

3 a 8 de Agosto de 2015

Viagem a Malta - testemunho de uma formanda

No dia 3 de agosto, um grupo de peregrinos iniciou uma viagem que deveria terminar a 8 (dia do regresso), mas que para mim e alguns de nós ainda não terminou. Continuo a viajar nas lembranças daquela que foi sem dúvida, uma das maiores surpresas da minha vida.

O destino não poderia ter sido melhor escolhido. Apesar do clima, calor húmido que nos dificultou um pouco a estadia, as belezas natural e edificada destas ilhas (Malta e Gozo) são de deixar qualquer um sem fôlego. É impressionante que num território tão pequeno, com cerca de meio milhão de habitantes, possam existir tantas igrejas, catedrais e museus construídos com tanta sumptuosidade.

O que mais me marcou foi a devoção dos malteses refletida nas ruas das localidades (enfeitadas para celebração das festas religiosas) e a capacidade de preservarem os valores de família, já que os filhos vivem com os pais até casarem, o divórcio só foi introduzido há 2 anos no código civil maltês, os idosos não são abandonados e a taxa de desemprego é de 1%. Tudo isto existe e é real num mundo que tem sido tão negativamente influenciado pelas tecnologias e meios de comunicação e que vive sob outros padrões morais.

Impressionantes foram ainda o Santuário da Nossa Senhora de Ta Pinu e a Catedral da Cittadella, em Victoria, na ilha de Gozo. O primeiro pela sua história, maravilhosa arquitetura, milagres e curas obtidas retratadas em cartas, fotos, capacetes, gessos pendurados nas paredes e a segunda pela sua enorme beleza e grandiosidade.

Santuário da Nossa Senhora de Ta pinu

Santuário da Nossa Senhora de Ta Pinu

Ex-votos

Agradecimentos pelas curas e milagres

Catedral

Catedral da Cittadella em Victoria, ilha de Gozo

Figura de grupo

Relevante foi ainda o espirito fraterno destes peregrinos franciscanos, pois souberam acolher os elementos novos com muita simpatia e generosidade. Fomos um grupo que se entreajudou e empenhou para que as programações fossem cumpridas, sempre com alegria e boa disposição, sem esquecer as competências (cultural e humana) da nossa guia turística Isabel Guerreiro, que foi nossa “irmã” ao longo destes dias.

Por fim, um agradecimento à família franciscana, em especial ao Frei Paulo Ferreira e à Ministra Nacional Paula Canário, que nos guiaram / acompanharam nesta aventura.

Nalini Ribeiro

12 de Julho de 2015

Dia dos 400 anos da Fraternidade Franciscana Secular de S. Francisco da Cidade

No passado Domingo, 12 de Julho, comemorou-se o dia dos 400 anos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Cidade, agora denominada Fraternidade Franciscana Secular de S. Francisco da Cidade, Fraternidade responsável e proprietária do Hospital da Ordem Terceira.

A celebração eucarística teve lugar na Basílica dos Mártires e foi presidida pelo Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Concelebraram nesta cerimónia o Padre Vitor Melícias, Ministro Provincial dos Padres Franciscanos Menores, o Cónego Armando Duarte, Pároco dos Mártires, o Cónego João Aguiar Campos, Presidente da Radio Renascença e o Padre Costa Santos, Assistente Espiritual da nossa Fraternidade.

Seguidamente, o senhor Cardeal Patriarca visitou as instalações do hospital e confraternizou com alguns doentes.

As festividades terminaram com um almoço.

Votos de Paz e Bem,

O Ministro

Luís Alvito

31 de Janeiro de 2015

Eleição do Conselho Regional Sul da OFS

No passado sábado, foi eleito o novo Conselho Regional Sul da OFS, que passa a ter a seguinte composição:

Ministra - Maria Francisca Monteiro Neves Vaz Rebordão
Vice-Ministro - José Júlio Carvalho Costa
Secretária - Maria Elizabete Sousa Santos Silveira
Tesoureira - Ana Bela Rodrigues Santos
Formadora - Ana Reis Barata
Vogais - António Luís Campos da Silva Topa e Rui Patrício Rocha Guerreiro

17-18 de Janeiro de 2015

Encontro Nacional de Formação de Fátima

O Encontro Nacional de Formação realizou-se este ano em Fátima, no Centro de Espiritualidade dos Freis OFM Cap. Contou com mais de uma centena de irmãos e irmãs das fraternidades do Continente e dos Açores.

O tema para estudo foi a "Obediência", trabalhado sob vários aspectos na perspectiva do Franciscanismo:

"A Obediência" em São Francisco - I Ordem teve como orador o Frei Fernando, OFM Cap

"Escutar para Obedecer" - Partilha de um leigo - Dr. António Chambel

Dimensão contemplativa da "Obediência" - Irmã Inês, OIC

"Obediência" na OFS - Irmã Paula Canário, OFS (Ministra Nacional)

"Obediência" na Jufra - Kátia Dâmaso (Presidência da Jufra)

"Obedecer para servir com Alegria e Entrega" - Irmã Teresa Costa, CSP

Ainda disfrutámos de um pequeno filme de entrevistas a diversas pessoas sobre o que é a obediência e se gostavam mais de mandar ou obedecer. Culminou o encontro com "Momento de Escuta e Intimidade" (Adoração Eucarística) seguido da Santa Missa.

Terminou o encontro com o almoço e agradecimento dos irmãos participantes, que fizeram deste um memorável encontro.

 
 
2015 © Ordem Franciscana Secular - Conselho Nacional